Estudantes universitárias do Rio de Janeiro realizam projeto social em Fortaleza

Durante o mês de julho, a Associação de Desenvolvimento Educativo Cultural, através de participantes voluntárias, realizou atendimento médico, odontológico e nutricional, além de outras atividades para crianças carentes de Fortaleza.

Um grupo de jovens voluntárias da Associação de Desenvolvimento Educativo Cultural (ADEC) realizou – pela segunda vez – um trabalho de promoção social em Fortaleza. O projeto “Férias Solidárias” teve o apoio de Maria Luiza Chaves, que viabilizou, juntamente com outras senhoras da cidade, o alojamento das voluntárias no Colégio Imaculada Conceição e o trabalho na “Casa da Partilha”, pertencente à Associação Internacional da Caridade.

A ADEC, entidade promotora desse trabalho social, funciona desde 1988 e tem como presidente a senhora Cristina Maranhão. A entidade mantém os Centros Culturais Itaporã, Varanda e Enseada no Rio de Janeiro e em Niterói, nos quais o Opus Dei se responsabiliza pela formação espiritual.

Motivadas pelo ideal de valorizar a dignidade da pessoa humana, as voluntárias desenvolveram projetos nas áreas de Saúde, como atendimento médico, odontológico e orientação nutricional. Os participantes, que pertencem às comunidades carentes da região central de Fortaleza, receberam lanches, além de recreação, curso de fotografia, pedagogia para crianças, jovens e senhoras. As voluntárias ofereceram também cursos de artesanato e economia do lar. No total, foram atendidas cerca de 70 pessoas.

Para a dentista Karina Carmona, esse é um trabalho importantíssimo. “Nosso papel é dar formação, momentos de lazer e cultura nesse momento de férias para essas crianças carentes”.

Os atendimentos na Casa da Partilha eram realizados à tarde. Na parte da manhã, as voluntárias fizeram visitas domiciliares nas comunidades do entorno do Centro Cultural Dragão do Mar.

A médica Paula Serman, também voluntária do projeto, enfatiza que todas as participantes da Associação recebem formação espiritual e humana nos Centros da ADEC. Para Paula, ser voluntária nesse projeto é uma forma de retribuir à sociedade por tudo que receberam. “Encontramos a Deus em nossas atividades cotidianas. Deus está em nosso trabalho também” afirmou a médica.