Estônia: ordenação episcopal em Tallin

No sábado, dia 10 de setembro, ocorrerá a ordenação episcopal de Mons. Philippe Jourdan, sacerdote francês da prelazia do Opus Dei. D. Javier Echevarría é um dos bispos consagrantes.

São Olaf

Mons. Jourdan é Administrador Apostólico da Estônia desde 1996. Durante este tempo também exerceu o cargo de pároco da pequena catedral de São Pedro e São Paulo de Tallin. Em março de 2004, passou a ser o vice-presidente do Conselho das Igrejas da Estônia, um órgão ecumênico, em que é o representante da Igreja Católica desde 1997.

Trata-se da segunda consagração episcopal nos últimos 500 anos de história desse país. O anterior arcebispo católico residente na Estônia foi D. Eduard Profitt, SJ, martirizado em 1942 no campo de concentração soviético de Kirov. O fato de uma das últimas decisões pastorais de João Paulo II ter sido a nomeação de um bispo para o país, poucos dias antes do seu falecimento, comoveu muitos estonianos. Apesar dos católicos serem uma pequena minoria, a Estônia continua denominando-se, com orgulho, “terra mariana”, graças a um decreto do Papa Inocêncio III de 1215.

A cerimônia coincide com o décimo segundo aniversário da visita de João Paulo II à Estônia. O celebrante principal será Mons. Peter Zurbriggen, núncio apostólico para os países bálticos. Concelebrarão com ele o prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, e o arcebispo de Moscou, D. Tadeusz Kondrusiewic. Segundo informações da Administração Apostólica da Estônia, está prevista a presença do presidente da República e de vários ministros de governo, além de alguns cardeais e bispos provenientes da Rússia, Letônia, Lituânia, Alemanha e Estados Unidos. Devem estar presentes também representantes de várias organizações alemãs, da Igreja greco-católica ucraniana e da Conferência Episcopal Francesa.

A ordenação episcopal acontecerá no templo de São Olaf, cedido pela Comunidade Batista, já que a Catedral Católica é de dimensões reduzidas. A torre de São Olaf, de 150 metros, é a construção mais alta da cidade. “Agradeço o afeto dos meus amigos do Conselho Estoniano das Igrejas”, disse Mons. Jourdan, “e o fato de que protestantes de diversas denominações tenham confirmado sua presença e oferecido suas igrejas em Tallin para que a cerimônia da consagração pudesse ser realizada com um grande número de pessoas.