Estátua de São Josemaria é inaugurada em Aparecida

No passado dia 8 de novembro, uma estátua do fundador do Opus Dei, quase de tamanho natural, foi entronizada na Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida.

Com a presença de centenas de pessoas, fiéis e amigos do Opus Dei, foi celebrada a entronização da estátua de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, na Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida, a 180 km de São Paulo.

A imagem representa São Josemaria paramentado para a celebração da Santa Missa, de mãos postas, em atitude orante. Mede 1,5 m de altura e foi feita pela escultora Diana García Roy, em resina de epóxi com acabamento em pedra artificial e leve policromia.

A benção e a entronização da estátua foram realizadas ao final da Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Aparecida e presidente do CELAM – Conselho Episcopal Latino-Americano, Dom Raymundo Damasceno Assis, concelebrada por Mons. Vicente Ancona López, Vigário Regional do Opus Dei no Brasil, e por sacerdotes da Prelazia e da Congregação dos Redentoristas.

A reforma da basílica não impediu que houvesse um clima de oração e de recolhimento.

Em sua homilia, Dom Damasceno lembrou alguns aspectos do espírito do Opus Dei e, de modo particular, ressaltou o motivo da inauguração da estátua: a romaria que São Josemaria fez àquela basílica, no dia 28 de maio de 1974.

Após a entronização e benção da estátua, Mons. Vicente agradeceu a deferência prestada por Dom Damasceno e pelos Padres Redentoristas, que dirigem o Santuário. Lembrou também, a emoção que São Josemaria sentiu ao visitar Aparecida e rezar o terço na Basílica Velha: “Ele ficava encantado e aprendia com a fé e a devoção do povo a Nossa Senhora”.

Após a Missa, o público se dirigiu ao local da imagem para rezar a São Josemaria

A Basílica, que se encontra em plena fase de restauração, estava repleta, não só de fiéis do Opus Dei, mas de romeiros, que ao adentrar a igreja, se envolviam com o clima da celebração, de profunda piedade. Logo após a Missa, muitas pessoas se dirigiram ao nicho onde foi instalada a estátua, no corredor direito da nave central, para rezar diante da estátua, pedindo graças e agradecendo pela intercessão de São Josemaria.