Encerramento do ano jubilar da misericórdia em Santa Maria da Paz

Desde o 13 de dezembro do ano passado, durante este ano jubilar da misericórdia, houve uma porta santa na igreja prelatícia de santa Maria da Paz, similar às que foram abertas em outras catedrais e santuários.

O Prelado atravessa a Porta Santa.

Como em outros lugares do mundo, no domingo 13 de novembro houve uma missa de encerramento do Ano Santo de misericórdia na igreja Prelatícia. Oferecemos alguns trechos da homilia Mons. Javier Echevarría.

O Prelado aprofundou na parábola do filho pródigo “que São Josemaria comentou muitas vezes, porque expressa perfeitamente misericórdia do Pai. Olhemos para o pai que sai de casa todos os dias, sem abandonar o próprio lar, para ver se o seu filho voltava. Mal o vê chegar, corre para cobri-lo de beijos”.

Ao longo deste ano, continuou o Prelado, “o Senhor nos fez compreender como podemos melhorar. Entendemos que a misericórdia não é apenas compaixão, mas amor, amor que se torna serviço”.

Dom Javier convidou a cada a perguntar a si mesmo: “O que eu fiz neste ano de misericórdia? Servi na família? Ajudei os meus colegas de trabalho? Desculpei aos meus amigos? Imaginem o olhar do pai quando enxerga o filho pródigo. Com aquele olhar - cheio de alegria, compreensão, carinho – devemos olhar para os outros”.

“Procuremos encher as ruas do amor de Deus”, concluiu. “Quando atravessarem a cidade, rezem pelas pessoas, também por aquelas que não conhecem. Esta atitude nos preparará para ser mais serviçais em todas as circunstâncias. E Nossa Senhora, que olhou para o seu Filho na cruz, nos ensinará a ser misericordiosos com os outros”.