Embelezando a minha paróquia

Massimo, um Supernumerário italiano de Livorno, queria embelezar a sua paróquia com uma imagem de Nossa Senhora. Começou sozinho, e dois anos depois, o projeto chegou ao fim com muitos amigos do “Comitato per la Bellezza”.

Opus Dei
Opus Dei - Embelezando a minha paróquia

A igreja, muito grande, construída na primeira metade do século XIX,em ação de graças à Santíssima Virgem, por parar uma epidemia de cólera, tinha apenas uma pequena pintura representando a Madonna del Soccorso, pouco visível no enorme edifício.

Conversando com um grupo de amigos nasceu a ideia de criar um "Comitê para a beleza", para dar a cidade de Livorno obras de arte significativas, tanto do ponto de vista religioso como civil.

Massimo nem imaginava os frutos desta iniciativa: honrar a Nossa Senhora levou muitas pessoas da cidade a se aproximar da fé e dos sacramentos. O projeto toma forma depois de consultar os jovens artistas da Escola de Arte Sacra de Florença: será um tríptico composto por uma pintura central representando Nossa Senhora do Socorro e duas pinturas laterais com São Josemaria e o Bem-Aventurado Álvaro de um lado e do outro Bem-Aventurado Pio Alberto del Corona e o venerável Giovanni Battista Quilici, sacerdotes de Livorno.

Massimo Cenerini apresenta a pintura.

A Massimo se uniram Genesio, Giancarlo, Gabriele, Camillo, Stephen, David e Roberto: reuniões, projetos, peregrinações ao Santuário de Montenero, o grupo de colaboradores cresce. Procuram os fundos para pagar o trabalho dos artistas e tudo serve para a causa: de um jantar na praia até um leilão de caridade. Para comemorar 25 anos de casamento David e Paula decidiram pedir aos amigos que dessem uma contribuição para o retábulo da Madonna del Soccorso como presente.

Agora Livorno tem um novo "local de encontro", disse o diretor artístico da Escola de Arte Sacra Ignacio Valdés: é um ponto de encontro para rezar à Mãe de Deus e aos santos que estão ao seu lado, para interceder pelo povo desta cidade toscana, pelas suas famílias e pelos jovens.