Em foco: Caminho na vida quotidiana

Para celebrar o 70º Aniversário de Caminho, de São Josemaria, o Centro Narra Study, nas Filipinas, promoveu um concurso de fotografia denominado “Em foco: Caminho na vida quotidiana”.

3º lugar na categoria de Posters: Caminho 420, Lara Castillo

Para celebrar o 70º Aniversário de Caminho, de São Josemaria, o Centro Narra Study, nas Filipinas, promoveu um concurso de fotografia denominado “Em foco: Caminho na vida quotidiana”. A ideia era levar as jovens a lerem o livro. Não simplesmente lê-lo, mas ver como os seus pontos se relacionam com a vida do dia-a-dia.

1º lugar na categoria de Posters: Caminho 429, Kaye Tan

Ao ver como as jovens lidam tão facilmente com os seus equipamentos digitais, pensamos que um concurso de fotografia seria um aliciante para elas. Cada participante podia enviar até 3 trabalhos. A ideia cresceu, e cresceu mais ainda quando se lhe acrescentou um novo incentivo, havia prêmios, bem como uma votação on-line para o Prêmio do Público e uma exposição de fotografia.

O início de 2010 foi fixado como prazo de entrega dos trabalhos. Felizmente, tivemos uma boa adesão.

Algumas gostaram dos prêmios a atribuir; outras concorreram porque a fotografia se tinha transformado para elas num hobby. Contudo, para nós o mais importante foi a apresentação de Caminho feita por concorrentes que nunca tinham sequer ouvido falar do livro e foram tocados pelo seu conteúdo. É claro que incluímos um exemplar do livro no meio dos materiais entregues.

3º lugar na categoria de Instantâneos: Caminho 844, Finina Fider

No fim do prazo, tínhamos recebido 36 trabalhos de 16 concorrentes nas categorias de fotografia e poster. A selecção e a atribuição de prémios tiveram lugar a 13 de Fevereiro.

A votação on-line começou em 6 de Fevereiro e prolongou-se até 13, para todas as participantes poderem receber os votos dos seus amigos e familiares para os seus trabalhos. Foram recebidos cerca de 400 votos para ambas as categorias, o que mostra o apoio que cada uma recebeu da família e dos amigos. As participantes até fizeram publicidade no Facebook e noutras redes sociais, para obter mais votos.

1º lugar na categoria de Instantâneos: Caminho 575, Isabel Diaz

Na categoria de fotografia, a vencedora foi Isabel Diaz, uma estudante do 2º ano de Ciências de Educação na Universidade Filipina Dillman. Tinha ido a Jerusalém nas férias do Natal e pedimos-lhe que concorresse. Fez uma foto da entrada de uma caverna, com o ponto 575: “Alguns passam pela vida como por um túnel, e não compreendem o esplendor e a segurança e o calor do sol da Fé”.”

O 2º lugar foi atribuído a Isabel Abola, estudante do 2º ano do ensino secundário na

PAREF Woodrose School. A foto premiada é do irmão pequeno num baloiço, com o ponto 864: “Sendo crianças, não tereis penas: os miúdos esquecem depressa os desgostos para voltar aos seus divertimentos habituais. - Por isso, com o ‘abandono’, não tereis de vos preocupar, pois descansareis no Pai”.

A vencedora do 3º lugar foi Finina Fider, também aluna do 2º ano do ensino secundário em PAREF Woodrose. A foto concorrente é de um arco em pedra, tirada numa viagem a Espanha, com o ponto 844: “Erguer magníficos edifícios?... Construir palácios sumptuosos?... Que os ergam... Que os construam... Almas! - Vivificar almas..., para aqueles edifícios... e para estes palácios! Que bonitas casas nos preparam!”. O trabalho apresentado por Finina também ganhou o Prémio do Público.

Na categoria de Posters, o primeiro lugar foi ganho por Kaye Tan, uma estudante do 1º ano de Multimédia no College of St. Benilde. Concorreu com uma mini-colagem de diversas atividades em que participou, com o ponto 429: “Tudo o que se faz por Amor adquire formosura e se engrandece”.

A vencedora do 2º lugar foi uma caloira do ensino superior na PAREF Woodrose School. O seu trabalho é uma colagem de fotos, rodeadas de pétalas, dispostas em duas mãos, com o ponto 293: “Na vida interior, tens considerado devagar a beleza de ‘servir’ com voluntariedade sempre atual?” Caminho 864, Isabel Abola

2º lugar na categoria de Instantâneos

O 3º lugar foi ganho por Lara Castillo, uma aluna do ensino superior no Assumption College. Concorreu com uma borboleta numa flor, com o ponto 420: “Que pouco é uma vida para oferecê-la a Deus!...”

O júri era constituído por Ditas Bermudez, fotojornalista e escritora; Arlene Keh, CEO de uma empresa e entusiasta de fotografia, e Kristin Rodriguez, fotógrafa profissional. Ficaram todos muito impressionados com as interpretações dos diferentes pontos do livro feitas pelos participantes.

Ler Caminho abriu horizontes desconhecidos na sua vida diária aos participantes, pelo que estão gratos. E nós também.

Mia Montemayor, Manila