Educar para formar pessoas que dêem fruto

Pedagogos de renome internacional, especialistas latino-americanos em educação e doutores em diversas áreas das ciências sociais se encontrarão na Costa Rica, para participar de um Congresso que reunirá centenas de pessoas interessadas em temas educativos. Nota de imprensa (www.educacionhumana.com)

A educação formal, dentro da sala de aula, não é a única via para a formação: a família e os meios de comunicação são parte fundamental deste processo. Com esta visão ampla da educação, professores, pais de família, criadores de políticas educativas, diretores de centros de ensino e psicólogos de toda a América Latina se encontrarão nos dias 21 e 22 de setembro em São José, onde terá lugar o Congresso "Rumo a uma educação mais humana".

O Congresso se propõe a estudar os aspectos centrais da mensagem do Bem-aventurado Josemaría Escrivá a respeito da educação. Além disso, analisará também algumas manifestações da influência de sua mensagem em diversas iniciativas de educação formal e informal na América Latina e em outros países.

Entre os expositores se destacam personalidades de renome internacional como Fernando Corominas, reconhecido pesquisador de temas de educação familiar e da função do centro escolar; e Pedro-Juan Viladrich, advogado especialista em família. Também participarão Roberto Artavia, reitor do INCAE; Clara Zomer, Presidente Executiva do INA; Clotilde Fonseca, Diretora da Fundação Omar Dengo; Humberto Belli, ex-ministro da Educação da Nicarágua, entre outros 40 especialistas.

A Associação para o Desenvolvimento Educativo e Cultural (ADEC) organiza esse congresso por ocasião do centenário do nascimento de Josemaría Escrivá (9 de janeiro de 1902 -9 de janeiro de 2002), que dedicou a sua vida a difundir o ideal da procura da santidade na vida comum.