Dar atenção às pequenas coisas

“Fazei tudo por Amor. — Assim não há coisas pequenas: tudo é grande. — A perseverança nas pequenas coisas, por Amor, é heroísmo”. (Caminho, 813)

Porque foste "in pauca fidelis" — fiel no pouco —, entra no gozo do teu Senhor. — São palavras de Cristo. – "In pauca fidelis"!... — Será que vais desdenhar agora as pequenas coisas, se se promete a Glória a quem as guarda?

Caminho, 819

Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente? — Um tijolo, e outro. Milhares. Mas, um a um. — E sacos de cimento, um a um. E blocos de pedra, que são bem pouco ante a mole do conjunto. — E pedaços de ferro. — E operários trabalhando, dia após dia, as mesmas horas...

Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente?... À força de pequenas coisas!

Caminho, 823

Não viste os fulgores do olhar de Jesus quando a pobre viúva deixou no templo a sua pequena esmola? — Dá-Lhe tu o que puderes dar; não está o mérito no pouco nem no muito, mas na vontade com que o deres.

Caminho, 829

Diante de Deus, nenhuma ocupação é em si mesma grande ou pequena. Tudo adquire o valor do Amor com que se realiza.

Sulco, 487

As almas grandes têm muito em conta as coisas pequenas.

Caminho, 818

Cada dia um pouco mais — como se se tratasse de talhar uma pedra ou uma madeira —, é preciso ir limando asperezas, tirando defeitos da nossa vida pessoal, com espírito de penitência, com pequenas mortificações, que são de duas espécies: as ativas — essas que procuramos, como florzinhas que apanhamos ao longo do dia —, e as passivas, que vêm de fora e nos custa aceitar. Depois, Jesus Cristo vai completando o que falta.

— Que Crucifixo tão esplêndido vais ser, se correspondes com generosidade, com alegria, de todo!

Forja, 403

Quem ama não perde um detalhe. Já o vi em tantas almas! Essas minúcias são uma coisa muito grande: Amor!

Forja, 443

Não podes comportar-te como uma criança travessa ou como um louco.

— Tens de ser pessoa rija, filho de Deus; sereno no teu trabalho profissional e na tua vida de relação, com uma presença do Senhor que te faça esmerar-te até nos menores detalhes.

Forja, 501