Curso de Atualização para Sacerdotes

Cento e cinquenta sacerdotes assistiram a conferências sobre natureza humana, matrimônio e família, realizadas em São Paulo, no mês de julho.

Realizado na sede do Instituto Internacional de Ciências Sociais, obra corporativa do Opus Dei em São Paulo, dos dias 22 a 25 de julho, com a colaboração da Pontificia Università della Santa Croce, de Roma, o 1º. Curso de Atualização para Sacerdotes abordou o tema “Natureza Humana, Matrimônio e Família".

O assunto foi escolhido em sintonia com as propostas da 5ª. Conferência Geral do Episcopado Latino - Americano e do Caribe: "procurar que presbíteros, diáconos, religiosos e leigos busquem estudos universitários de moral familiar, questões éticas e, quando seja possível, cursos mais especializados de bioética.

Cerca de 150 sacerdotes de várias regiões do Brasil assistiram às aulas. De acordo com o Vigário Regional do Opus Dei no Brasil, Mons. Vicente Ancona Lopez, é importante para os sacerdotes uma formação sólida no campo moral, para que possam fazer frente à “ditadura do relativismo", segundo palavras do Papa Bento XVI.

Mons. Ángel Rodríguez Luño, Professor Titular de Teologia Moral Fundamental na Pontificia Università della Santa Croce, Roma, falou, no primeiro dia do curso, sobre a sexualidade e o matrimônio na Sagrada Escritura e a estrutura e significados fundamentais da sexualidade humana. A seguir, Pe. Rafael Stanziona de Moraes, Doutor em Teologia Moral e Professor de Ética do Instituto Internacional de Ciências Sociais, abordou os temas Continência Periódica e Contracepção e a licitude da cooperação com ações imorais na vida conjugal. Foram abordados também, outros assuntos que geram demandas no atendimento pastoral, como a questão dos casais divorciados, com Pe. Placimário Ferreira; a ideologia de gênero, com Pe. Manoel dos Santos e a formação da afetividade, com Pe. José Lino Currás Nieto.

A maneira pela qual a família é retratada pelos meios de comunicação, foi o tema da última conferência, ministrada pelo Pe. Michelino Roberto, pároco da Igreja Nossa Senhora do Brasil, de São Paulo.

O Cardeal Arcebispo de São Paulo, D. Odilo Pedro Scherer, compareceu ao evento e felicitou os sacerdotes participantes, bem como os organizadores.

D. Antonio Carlos Altieri, bispo de Caraguatatuba, São Paulo, assistiu ao curso, ao lado de membros do clero da sua diocese. Ele parabenizou a iniciativa e lembrou que uma das maiores preocupações do bispo deve ser a formação dos seus sacerdotes.