Cristo venceu a morte

No próximo dia 2 de novembro, a Igreja convida todos os cristãos a rezar pelos fiéis defuntos. Apresentamos alguns textos de São Josemaría sobre o sentido cristão da morte.

Obrigado, meu Jesus!, porque quiseste fazer-te perfeito Homem, com um Coração amante e amabilíssimo, que ama até à morte e sofre; que se enche de gozo e de dor; que se entusiasma com os caminhos dos homens, e nos mostra aquele que conduz ao Céu; que se submete heroicamente ao dever, e se guia pela misericórdia; que vela pelos pobres e pelos ricos; que cuida dos pecadores e dos justos...

— Obrigado, meu Jesus, e dá-nos um coração à medida do Teu!

Sulco, 813

Se és apóstolo, a morte será para ti uma boa amiga que te facilita o caminho.

Caminho, 735

Jesus, que se fez menino — meditemos —, venceu a morte. Pelo aniquilamento, pela simplicidade, pela obediência, pela divinização da vida comum e vulgar das criaturas, o Filho de Deus foi vencedor!

É Cristo que passa, 21, 6

E quando vier a morte, que virá inexoravelmente, esperá-la-emos com júbilo, como eu tenho visto que souberam fazer tantas pessoas santas no meio da sua existência diária. Com alegria, porque, se imitarmos Cristo em fazer o bem — em obedecer e levar a Cruz, apesar das nossas misérias — ressuscitaremos como Cristo; Surrexit Dominus vere! (Lc 24, 34), que ressuscitou realmente.

É Cristo que passa, 21, 5

Aos "outros", a morte os paralisa e assusta. A nós, a morte — a Vida — dá-nos coragem e impulso.

Para eles, é o fim; para nós, o princípio.

Caminho, 738

Quando pensares na morte, apesar dos teus pecados, não tenhas medo... Porque Ele já sabe que O amas..., e de que massa estás feito.

— Se tu O procurares, acolher-te-á como o pai ao filho pródigo: mas tens de procurá-Lo!

Sulco, 880

Consolou-te a idéia de que a vida é um gastar-se, um queimá-la no serviço de Deus. — Assim, gastando-nos integralmente por Ele, virá a libertação da morte, que nos trará a posse da Vida.

Sulco, 883