Conferências em Curitiba por ocasião do Centenário de Josemaría Escrivá

No último dia 3 de junho, houve, em Curitiba, um Ato de homenagem ao Bem-aventurado Josemaría com motivo do Centenário de seu nascimento. As conferências destacaram a contribuição dos ensinamentos do Bem-aventurado Josemaría no âmbito da universidade, do trabalho e dos meios de comunicação.

Dr. Plínio de Mattos Pessoa

No Hotel Bourbon, no último dia 3 de junho, teve lugar uma homenagem ao Bem-aventurado Josemaría por ocasião do Centenário do seu nascimento, promovida pela ECAP (Ensino, Cultura e Assistência Paraná), pela SEC (Sociedade de Educação e Cultura) e pelo IEF (Instituto de Ensino e Fomento). Cerca de 400 pessoas reuniram-se, para refletir sobre o influxo dos ensinamentos do Bem-aventurado Josemaría Escrivá em diferentes áreas do saber e do agir humano. O evento contou com a presença de D. Pedro Fedalto, Arcebispo Metropolitano de Curitiba e de Mons. Vicente Ancona López, Vigário Regional do Opus Dei no Brasil, que pronunciaram umas breves palavras na cerimônia de abertura.

A primeira conferência, focalizou o papel da universidade. Foi proferida pelo Dr. Plínio de Mattos Pessoa, professor de engenharia na Universidade Federal do Paraná. Destacou que, de acordo com o pensamento de Mons. Escrivá, "o cristão não teme a ciência e não vê nela oposição com a fé; pelo contrário, entende que as duas formas de conhecimento são complementares e não contraditórias, já que se fundamentam na relação unívoca entre a realidade e a sua expressão, a verdade".

O tema do trabalho e da responsabilidade social do cristão foi abordado por José Carlos Campos Hidalgo, Chefe de Gabinete da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná. Para Hidalgo, a mensagem do fundador do Opus Dei sobre a chamada universal à santidade "aplica-se a cada um de nós em nossos afazeres diários. Eu na minha atividade política; outros, como professores, médicos, advogados, engenheiros, artistas, pedreiros, operários, camponeses. Aplica-se desde os empresários até as empregadas do lar; enfim, a qualquer trabalho honesto. Podemos santificar-nos nestas atividades e colocar Cristo junto de nós no dia a dia de nossos afazeres".

Amor à liberdade

Guilherme Döring Cunha Pereira, diretor da Rede Paranaense de Comunicação, discorreu sobre o amor a verdade do ponto de vista dos meios de comunicação, ressaltando que "todo o pensamento de Mons. Escrivá, toda a sua mensagem, se apóia de maneira essencial no amor à liberdade", mas também que, "na sua defesa da liberdade, não ficava num conceito descomprometido, mas mergulhava na raiz existencial da liberdade: o amor — amor a Deus, amor aos homens, amor à verdade. O bom jornalismo, verdadeiro e livre, está profundamente comprometido com a dignidade do homem e com uma perspectiva de serviço à sociedade".

Encerrou-se o evento com a projeção de um documentário intitulado A Grandeza da Vida Cotidiana, de Alberto Michelini, que retrata como pessoas de diversas partes do mundo procuram levar à prática, em suas vidas, os ensinamentos do Bem-aventurado Josemaría.