Conclui-se fase diocesana para processo de canonização de José Luis Múzquiz

Em 22 de maio, o Cardeal Seán O'Malley, de Boston presidiu a sessão de encerramento da fase diocesana da causa de canonização de José Luis Múzquiz.

A sessão foi às 11 horas no Centro Pastoral Arquidiocesano.

Na conclusão, as caixas contendo as provas recolhidas através da investigação diocesana, incluindo declarações de testemunhas e outros documentos, serão enviadas com o selo à Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano. Isso encerrará a fase local da causa de canonização do padre José Luis e o processo agora passa a Roma.

Logo após a abertura da causa em junho de 2011, o Cardeal O'Malley disse: "Para nós é uma benção que a causa de canonização de Padre José Muzquiz, o sacerdote que trouxe o Opus Dei para os Estados Unidos, esteja ocorrendo aqui na Arquidiocese de Boston . Precisamos ouvir mais sobre os sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos que viveram com fidelidade sua vocação à santidade na contemporaneidade. Padre Múzquiz nos mostrou que a virtude do heroísmo cotidiano pode ser alcançada por todas as pessoas de boa fé que abrem seu coração e alma para o dom da graça de Deus ".

Father Joseph, como era conhecido nos Estados Unidos, nasceu em 14 de outubro de 1912, em Badajoz, Espanha. Enquanto estudava em Madrid ele conheceu São Josemaria, fundador do Opus Dei, pouco antes da eclosão da guerra civil espanhola. Quando a guerra terminou, respondendo ao chamado de Deus, ele se uniu a Opus Dei, em janeiro de 1940.

Como engenheiro civil, procurou santificar seu trabalho de construção de pontes e estações de trem, e levou a cabo um apostolado profundo com colegas e amigos. Foi ordenado sacerdote em 25 de junho de 1944, e foi um dos três primeiros sacerdotes do Opus Dei. D. Álvaro del Portillo, que foi ordenado junto a ele, será beatificado em Madrid dia 27 Setembro de 2014.

A pedido de São Josemaria, em 1949, o Padre José foi para os Estados Unidos para começar o trabalho apostólico do Opus Dei lá, primeiramente em Chicago e depois em outras cidades. No final dos anos 1950, ele viajou extensivamente, lançando as bases para inícios do Opus Dei na Ásia. Posteriormente, trabalhou em Roma, Suíça e Espanha.

Em 1976 voltou para os Estados Unidos para ser o representante de Dom Álvaro neste país. Em 21 de junho de 1983 o Padre Joseph morreu, depois de sofrer um ataque cardíaco enquanto dava uma aula no Arnold Hall Conference Center, em Pembroke, Massachusetts.