Comunidades religiosas esperam com alegria a canonização de Josemaria Escrivá

Com motivo da notícia da próxima canonização do Bem-aventurado Josemaria, superiores e superioras de muitas comunidades religiosas escreveram ao Prelado do Opus Dei para cumprimentá-lo e para compartilhar da sua alegria.

Como se sabe, também as comunidades religiosas podem ser nomeadas cooperadoras do Opus Dei. Sua contribuição consiste na oração diária pelo trabalho de evangelização da prelazia. Atualmente são mais de 500 as comunidades cooperadoras, masculinas e femininas, que sustentam a prelazia com suas orações, em numerosos países do mundo.

Dentre as numerosas mensagens recebidas, vale a pena mencionar alguns parágrafos:

A priora do convento das Carmelitas Descalças de Coimbra escreve estas palavras: "Como cooperadoras do Opus Dei há várias décadas, queremos manifestar a Vossa Excelência Reverendíssima nossa alegria pela próxima canonização do Bem-aventurado Josemaria". E acrescenta: "Esta alegria é compartilhada pela irmã Lúcia, que reitera o que já manifestou por ocasião da beatificação do Servo de Deus". A vidente de Fátima conheceu pessoalmente o fundador do Opus Dei e o "empurrou" carinhosamente a começar o trabalho apostólico em Portugal.

Uma religiosa refere-se à futura canonização nestes termos: "Não posso explicar-lhe com apenas umas linhas o que sinto nestes momentos (...) Os santos sempre me estimulam muito, mas neste caso, a minha devoção ao Bem-aventurado Josemaria e o meu carinho ao Opus Dei impulsionam-me ainda com maior força. Os escritos do Padre foram, desde faz muito tempo, o meu alimento e desde que fui nomeada Superiora, a fonte na qual bebo e faço beber as minhas irmãs que o Senhor me confiou".

A superiora de outra comunidade escrevia precisamente no dia 9 de janeiro, centenário do nascimento do fundador do Opus Dei: "Outro motivo de alegria e de Ação de Graças é a aprovação do milagre para a canonização, que logo levará o Bem-aventurado Josemaría à máxima elevação dos altares. Por isso, queremos cumprimentá-lo e cumprimentar-nos. Que ele, por este motivo, ajude a Igreja nas suas necessidades e consiga a paz para os corações, para as famílias e para o mundo (...) Com todo o carinho no Senhor e em nome de toda a comunidade, continuamos oferecendo nossas orações, sacrifícios e toda nossa vida consagrada por V.E e pela OBRA que fundou o Bem-aventurado Josemaria".

Um religioso espanhol referia-se também ao Centenário na sua carta: "Hoje é um dia muito grande não só para os senhores, mas também para toda a Igreja, mais ainda para todo o mundo (...) Desde as cinco desta manhã estou dando graças a Deus, do mais profundo da minha alma, pelo dom tão inefável que nos fez na pessoa do Bem-aventurado Josemaria Escrivá(...) Minhas muitas doenças não me permitirão assistir à canonização do Bem-aventurado Josemaria, mas ficarei feliz nessa ocasião, pois desde que foi beatificado todos os dias tenho rezado para que se realize logo a sua canonização".

De uma comunidade francesa foram recebidas estas linhas: "Unir-nos-emos de todo o coração às diferentes cerimônias que terão lugar em Roma para honrar o futuro santo, para agradecer tudo o que realizou com sua vida, e todos os favores devidos à sua intercessão".

Nas cartas recebidas encontra-se um sentimento compartilhado, bem resumido nesta afirmação: "Alegramo-nos com a próxima canonização do Bem-aventurado Escrivá, com a certeza de que é um dom para toda a Igreja".

O apoio da oração e do carinho de todas estas pessoas é motivo de profundo agradecimento a Deus, que quis fazer dos santos instrumentos de unidade na sua Igreja.

Artigo de mons. Flávio Capucci. Roma, 25-II-2002