Com os pés no chão, e o pensamento em Deus.

No mês de São Josemaria, recolhemos textos de Dom Álvaro que resumem dois ensinamentos muito tratados pelo santo fundador do Opus Dei: vida de oração e contemplação no meio do mundo.

Textos
Opus Dei - Com os pés no chão, e o pensamento em Deus.

Vida de oração

Diálogo com o Senhor: nisto devem traduzir-se os nossos tempos de oração mental. Uma conversa de apaixonados, na qual não há lugar para falta de vontade ou para distrações. Um colóquio que se espera com impaciência, ao que se acode com fome de conhecer melhor a Jesus e de tratá-Lo. Uma conversa que se desenvolve com delicadezas de alma enamorada, e que se conclui com renovados desejos de viver e trabalhar só para o Senhor.

Nestes momentos, com a ajuda da graça, redescobrimos plenamente a Vontade de Deus para cada um de nós – a santificação – e suas amorosas exigências, que esperam uma resposta de totalidade: a entrega firme e plena de nossa vida.

Carta pastoral, 1-XI-1987.

Para ser contemplativos na vida ordinária

Em que consiste, para nós, esse ser contemplativos no meio do mundo? Responderei com poucas palavras: é ver a Deus em todas as coisas com a luz da fé, estimulados pelo amor, e com a firme esperança de contemplá-Lo face a face no Céu. São Paulo escreve que agora vemos como por um espelho, obscuramente: então – no Céu – veremos face a face. Agora conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido (1 Cor 13, 12).

Carta pastoral 1-XI-1991.