Coleção de vídeos no Ano Paulino

O site do Opus Dei disponibilizou, no Ano Paulino, uma série de vídeos sobre o Apóstolo dos Gentios. As cartas de São Paulo, seu apostolado, seu empenho por unir fé e razão ou seu relacionamento íntimo com Jesus são alguns dos temas.

Vídeos sobre São Paulo

Introdução ao Ano Paulino

D. Javier Echevarría introduz com este vídeo o Ano Jubilar dedicado a S. Paulo. Expressa o seu desejo de que “todos aprendamos a doutrina de Jesus Cristo através do que nos ensinou o Apóstolo S. Paulo”.

S. Paulo: Viver em Cristo

S. Paulo padeceu muitas tribulações na sua pregação apostólica. Mas logo descobriu que, para ele, este era o caminho escolhido por Cristo. Assim o narra neste vídeo o professor John Wauck, da Universidade Pontifícia da Santa Cruz.  

S. Paulo e o matrimônio

Amor e respeito. Isto é o que pedia S. Paulo aos esposos. A teóloga Carla Rossi explica os ensinamentos do apóstolo sobre o matrimônio no segundo vídeo Paulino que o site do Opus Dei disponibiliza neste Ano Jubilar. 

A vocação de S. Paulo

Neste novo vídeo da série sobre S. Paulo, o professor Bernardo Estrada fala sobre a vocação a qual foi chamado o Apóstolo. Desde o seu encontro com Cristo, no caminho de Damasco, Paulo Proclama a salvação graças ao Filho de Deus.

São Paulo e a filiação divina

“Abba, Pai, Papai”. Assim se dirigia Jesus Cristo a Deus quando dialogava com o Seu Pai. É algo que também nós podemos fazer, chamar “Pai” a Deus. Ele cuida de nós como tal. No ano Paulino, Bob Gahl comenta esta realidade num novo vídeo sobre o Apóstolo (01’45’’).

São Paulo: A união entre a fé e a razão

O Apóstolo descobriu uma fé que em nada se opunha à lógica humana. Por isso, foi sempre amigo do diálogo sincero com todos os que, retamente, procuram a verdade. Novo vídeo no Ano Paulino (04’40’’). 

São Paulo, Pregador incansável

Prossegue a série de vídeos mensais sobre o Apóstolo Paulo. No mês de Dezembro é abordada a atividade apostólica de Saulo. "Ai de mim se não evangelizar!" – chegou a exclamar (02’12’’).

As cartas de São Paulo

O professor Bernardo Estrada introduz a herança que Paulo transmitiu aos cristãos de todos os tempos: as suas cartas às comunidades católicas dos primeiros anos (02’50’’).

Vídeo: São Paulo e a caridade

“Se não tiver caridade…”. Sem a caridade, sem o amor aos outros, as nossas ações perdem sentido. São Paulo dedicou a esta virtude um formoso hino, que a professora Carla Rossi comenta neste vídeo (02’44’’).

Vídeo: São Paulo e a divindade de Jesus Cristo

O professor Bob Gahl explica que o Apóstolo teve uma grande intimidade com Cristo. N’Ele descobriu o Filho de Deus, o Senhor, o Messias. 11º vídeo do Ano Paulino (01’46’’).

Vídeo: “São Paulo e os primeiros cristãos”

Novo vídeo sobre os ensinamentos de São Paulo. Este mês, o professor John Wauck fala sobre o carinho do Apóstolo para com as primeiras comunidades cristãs (03’16’’).

Vídeo: São Paulo e o trabalho

Novo vídeo do Ano Paulino. Este mês fala-se do trabalho como dimensão essencial da vida cristã nos ensinamentos do Apóstolo (02'02'').

São Paulo e a Eucaristia

Terminamos a série de vídeos dedicados ao Apóstolo Paulo. Neste último, fala-se da Eucaristia, como o maior dom que Saulo entregava às comunidades cristãs (02’15’’).