Clube Juvenil 14 bis: interação entre pais e filhos

O Clube Juvenil 14 bis, da cidade de São José dos Campos, utiliza o Modelismo como forma de interação entre pais e filhos.

Uma das Revoadas realizada pelo Clube Juvenil 14 bis.

São José dos Campos tem vocação para a Aeronáutica. O município abriga algumas das principais faculdades e empresas do setor.

Nesse cenário, o Clube 14 bis, sediado na cidade, oferece a pais e filhos (entre 10 e 14 anos) formação, diversão e intenso convívio familiar, através da prática do Modelismo. Montar pequenos aviões, barcos e carros de autorama são ocasiões de cultivar o diálogo com os meninos.

“Em um mundo apressado e digitalizado pelos computadores, redes sociais e celulares, aquele tempinho para um convívio mais intenso, quase que desaparece. Até nos momentos de lazer”, explica o coordenador do clube, Marcelo Sabá.

O executivo do setor de aeronáutica, Maurício Aveiro, concorda: “Os momentos de convívio com os meus filhos no Clube 14 bis foram muito importantes para nós”.

Para intensificar essa interação, os pais são convidados a participar dos projetos práticos, realizados aos sábados. Através de atividades de Modelismo e da realização de experiências científicas de Física, Eletrônica e Robótica, pais e filhos estão sempre juntos. É uma grande oportunidade de crescimento e conhecimento mútuo.

Sandro e João

A amizade entre os sócios também é cultivada no 14 bis. É difícil dizer se os garotos frequentam o clube motivados pelos projetos que desenvolvem ou pelo ambiente do clube. O engenheiro Sandro Daldin, pai de um dos sócios, João Daldin, percebe que o filho aprende algo além do Modelismo. “O João tem aprendido muito o valor do companheirismo”, reconhece.

Estudo e Formação Cristã

O clube também incentiva o estudo, através dos plantões de dúvida e acompanhamento do desempenho escolar. Além disso, para os que são católicos, a formação espiritual dada pelo 14 bis, sob a orientação da Prelazia do Opus Dei, ajuda os sócios a descobrirem a dimensão moral e espiritual da vida. O advogado Marcelo Augusto Novaes acredita que a grande ajuda recebida na educação do filho se resume em três palavras: formação, liberdade e responsabilidade. “Tudo isso em um clima de verdadeiro interesse pelo crescimento intelectual e moral da personalidade”, acrescenta. Esse ambiente despertou também a atenção de famílias com crianças menores. Para atende-las, foi criado o 14 bis Kids, para meninos de 5 a 9 anos, com atividades adaptadas para essa faixa etária.

O ponto alto das atividades do 14 bis é a “Revoada”, que acontece a cada bimestre, nos Parques Públicos de São José dos Campos. Trata-se de uma divertida competição de aeromodelos, que conta com a participação dos pais, mães, tias, avós e amigos dos sócios.

Olhando para o céu, os meninos que frequentam o 14 bis recebem formação humana e espiritual que os ajudará a alçar grandes voos no futuro.

Mais informações no site: https://clube14bis.org.br