Cerimônia acadêmica na Universidade do Istmo

A Universidade do Istmo (UNIS) organizou uma cerimônia acadêmica no último dia 27 de junho, dando início a uma série de atividades que realizará durante o segundo semestre de 2001 e que culminarão em 9 de janeiro de 2002, centenário do nascimento do Bem-aventurado Josemaría.

A cerimônia teve lugar no salão nobre da universidade

Na cerimônia acadêmica se abordaram alguns aspectos da mensagem do fundador do Opus Dei sobre a ação social do cristão e a secularidade. Guillermo Mata, reitor da UNIS, deu as boas-vindas aos 150 assistentes: professores, alunos, representantes de outras universidades, embaixadores e autoridades civis; e fez umas breves reflexões sobre o espírito universitário do Bem-aventurado Josemaría.

O padre Julio Ortiz leu a conferência do arcebispo da Guatemala, monsenhor Rodolfo Quezada, sobre "O Bem-aventurado Josemaría e a secularidade", que o prelado não pode pronunciar pessoalmente por encontrar-se em Roma naqueles dias.

O arcebispo da Guatemala se referiu à secularidade como estar no mundo com consciência clara de que é preciso santificá-lo de dentro, fazendo com que o espírito de Cristo impregne todas as atividades temporais. "Não é um simples estar - destacou Monsenhor Quezada-, mas um estar santificando; é um viver e atuar nas estruturas humanas por quem está metido em Deus, e pode assim levar o mundo a Deus". Por sua parte, o economista José Molina, secretário do Conselho da universidade, dissertou sobre o tema "A Ação Social do cristão nos ensinamentos do Bem-aventurado Josemaría".

A UNIS é uma iniciativa de alguns fiéis do Opus Dei que começou suas atividades em 1998. Atualmente oferece os cursos de Arquitetura e Administração de Empresas, nos quais estudam 600 alunos. Em janeiro de 2002 terá início o curso de Direito.