Toni Zweifel

Toni Zweifel nasceu no dia 15 de fevereiro de 1938 em Verona (Itália). Era filho de um empresário suíço. Formou-se engenheiro industrial na Escola Politécnica de Zurique (ETH) em 1962.

Toni Zweifel
Opus Dei - Toni Zweifel

Após uma curta atividade na indústria privada, trabalhou como colaborador cientifico no Instituto de Termodinâmica da ETH e desenvolveu diversas patentes. Alguns anos mais tarde, em 1972, sensível à pobreza dos paises sub-desenvolvidos, mudou de atividade para criar, junto com outras pessoas, a Fundação Limmat, com sede em Zurique.

Sob sua direção esta instituição promoveu, nos 17 anos subsequentes, centenas de projetos de interesse público em mais de trinta países de quatro continentes, focados principalmente na promoção da família e da mulher, na assistência médica e na formação profissional da juventude.

Em 1962 Toni Zweifel pediu a admissão no Opus Dei, uma instituição da Igreja Católica — hoje Prelazia Pessoal — que São Josemaria Escrivá havia fundado por inspiração divina, e cuja finalidade é difundir a chamada à santidade de todos os cristãos no desempenho dos seus deveres profissionais e familiares.

Toni seguiu essa vocação com entrega total e com absoluta fidelidade até o final da sua vida. Seu trabalho caracterizou-se por uma alta qualidade humana e sobrenatural, impulsionado pelo seu desejo de ajudar eficazmente o próximo. Tudo isso unido a um senso de humor cordial e a um estilo de vida cheio de simplicidade.

Toni aceitou, plenamente entregue à vontade de Deus, a doença incurável que lhe surpreendeu em 1986, quando estava no auge da sua atividade. Morreu de leucemia em Zurique, no dia 24 de novembro de 1989, com fama de santidade.