Biografia - Dora del Hoyo

Dora del Hoyo Alonso nasceu em Boca de Huérgano (León, Espanha) em 11 de janeiro de 1914. Seus pais, cristãos exemplares, educaram-na desde criança para ser uma boa filha de Deus

Dora del Hoyo Alonso nasceu em Boca de Huérgano (León, Espanha) em 11 de janeiro de 1914. Seus pais, cristãos exemplares, educaram-na desde criança para ser uma boa filha de Deus.

Pediu a admissão no Opus Dei em Bilbao, no dia 14 de março de 1946. Desde o primeiro momento soube corresponder com fidelidade ao chamado divino, buscando a santidade através da sua profissão: os trabalhos do lar. Destacavam-se nela a piedade eucarística – a Santa Missaera o centro e a raiz da sua vida interior –, o amor terno à Santíssima Virgem e a São José e a devoção ao seu Anjoda Guarda. Em 27 de dezembro de 1946, a convite de São Josemaria, mudou-se para Roma, onde residiu até o final dasua vida.

Soube descobrir o significado santificador e apostólico escondido em cada ação aparentemente corriqueira, harmonizando o espírito de serviço com a competência profissional. Ao longo dos anos em que morou em Roma, colaborou na formação de mulheres do mundo todo e contribuiu para os apostolados promovidos pelo Opus Dei em todos os ambientes da sociedade.

Faleceu no dia 10 de janeiro de 2004. Os seus restos mortais repousam na Cripta da igreja prelatícia de Santa Maria da Paz, Viale Bruno Buozzi, 75, Roma. A causa de canonização iniciou-se em Roma no dia 18 de junho de 2012.