Bênção Eucarística para o início do Ano Mariano

O Prelado do Opus Dei começou um ano Mariano pela família com uma bênção eucarística na Basílica de Santo Eugênio (Roma).

Foto: Cancaonova (cc)

Várias famílias de Roma foram à basílica de Santo Eugênio para adorar o Santíssimo e pedir, juntamente com Dom Javier Echevarría, por todas as famílias do mundo. O Prelado quis convocar um ano mariano no qual os fiéis e cooperadores do Opus Dei rezarão especialmente à Virgem Maria pelas famílias, unindo-se assim às intenções do Papa Francisco.

Na sua oração diante do Santíssimo Sacramento, Dom Javier Echevarría disse: "Hoje, festa da Sagrada Família, sentimos ainda mais a proximidade desse nosso Senhor, que quis vir e estar conosco através de uma família. Assumiu a nossa natureza para entendermos que podemos santificar todas as circunstâncias da vida, a vida familiar também".

O prelado acrescentou: "Obrigado, Senhor, porque quiseste expressar sua proximidade desta forma, para não te sentirmos longe. Agradecemos também a Maria e José Precisamos dirigir-nos a essas duas figuras sublimes: ela, uma mulher como todas as mulheres; ele, um homem como todos os homens. Os dois souberam manifestar o seu amor através das coisas da vida diária, que para muitos podem não ter importância. Eles nos mostrado que todas as atividades nobres podem tornar-se oração e assim nos prepararam um caminho para viver perto do Senhor".

"Obrigado, Senhor - continuou o Prelado a sua oração - porque nos permitiste tocar-Te, seguir-Te, como permitiste a Maria e José. Obrigado porque quiseste ser um de nós, Tu que és perfeito Deus e perfeito homem. Não quiseste evitar nenhuma situação que pudesse separar-te do homem. Quiseste sofrer fadiga e escassez, encontrando a felicidade em uma família pobre".

"Hoje, seguindo o desejo do Papa, rezamos por todas as famílias do mundo. Não é possível ser um católico autêntico senão se ama os próprios pais, filhos, irmãos, cônjuge... É o caminho que o Senhor nos mostrou".

Também observou que "é importante que rezemos todos os dias por todas as famílias do mundo, e que rezemos para que as nações acolham com pleno direito esta lei natural que vem de Deus. Que os governantes sejam justos e não desfaçam este grande tesouro que o Senhor nos deu. Dessa forma, as pessoas serão mais felizes, embora às vezes, a vida familiar exija esforço. Não queremos ceder - com alegria - na proteção desta instituição de direito natural, e rezaremos pela família constantemente".

"Espero que cada um sinta como sua própria a responsabilidade, para manter a família: da nossa oração, dos nossos sacrifícios depende a felicidade de muitas famílias do mundo".

O prelado concluiu assim a sua oração: "Nós também nos dirigimos mais uma vez à Virgem Maria para que nos ajude a sermos felizes nesta família sobrenatural do Opus Dei – que é família! Que o Senhor nos ensine a servir todas as famílias! Que Deus vos abençoe".

Depois, recitou diante do Santíssimo Sacramento a oração pelas famílias que o Papa Francisco compôs por ocasião do recente Sínodo especial:

Jesus, Maria e José,
em Vós, contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
a Vós, com confiança, nos dirigimos.

Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
escolas autênticas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais se faça, nas famílias, experiência
de violência, egoísmo e divisão:
quem ficou ferido ou escandalizado
depressa conheça consolação e cura.

Sagrada Família de Nazaré,
que o próximo Sínodo dos Bispos
possa despertar, em todos, a consciência
do carácter sagrado e inviolável da família,
a sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,
escutai, atendei a nossa súplica.