Amostra do nº 54 de Romana

Um resumo do número 54 de Romana, boletim da Prelazia do Opus Dei, publicado recentemente.

Capa do boletim “Romana”.

Este número de Romana oferece algumas notícias sobre fiéis da Prelazia em processo de canonização. Entre eles se encontra o decreto de virtudes heroicas do Bispo Álvaro del Portillo (1914 – 1994), primeiro sucessor de São Josemaria Escrivá a frente do Opus Dei; o boletim reproduz o decreto correspondente da Congregação das Causas dos Santos, autorizado pelo Santo Papa Bento XVI em 28 de junho passado. Além disso, inclui várias informações sobre as causas de canonização de Dora del Hoyo (começo da fase instrutiva) e Encarnación Ortega (clausura da fase diocesana).

Neste semestre alguns sacerdotes da Prelazia têm recebido, com autorização do Prelado, encargos de bispos diocesanos da Bolívia, Chile, Japão, Nicarágua e Peru. Por outra parte, tem-se erigidos dois novos centros da Prelazia ,

Um em Roma (Itália) e outro em Córdoba (Espanha).

Na sessão “Do Prelado", se recolhe, entre outras nomeações realizadas por Dom Javier Echevarría, o de vigário da Prelazia no Cazaquistão . Também se informa das viagens pastorais que o Prelado realizou neste período: visitou novamente o continente africano, deslocando-se a Camarões, e dentro da Europa, a Espanha e Eslováquia.

Dom Javier Echevarría ordenou a 35 novos sacerdotes, entre os quais encontram-se Ivan Kanyike Mukalazi (primeiro fiel do Opus Dei de Uganda que recebe o sacerdócio), e Damien Peter Lim Guan Heng (de Singapura).

O Boletim informa que neste semestre faleceram 384 fiéis da Prelazia do Opus Dei e 17 sócios da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz. Também dá-se noticias de diversas publicações relacionadas com o Opus Dei ou seu Fundador, entre as que destacam a edição crítico-histórico de Questões Atuais do Cristianismo (realizada por José Illanes e Alfredo Méndiz), que recolhe o texto original das entrevistas que São Josemaria concedeu a numerosos meios de comunicação, por exemplo Le Figaro, The New York Times, Time e L'Osservatore Romano.

O “Estudo" deste número 54 de Romana foi realizado por Juan Manuel Mora , vice-reitor de comunicação da Universidade de Navarra, e tem por título: “Universidades de inspiração cristã: identidade, cultura, comunicação". O autor desenvolve o artigo partindo do ponto de vista da comunicação institucional.

Romana reproduz documentos da Santa Sé e contém informações e notícias sobre a atividade do Opus dei e de seu Prelado. A principal atividade da Prelazia é a assistência espiritual a seus fiéis. E o primeiro apostolado do Opus Dei é o que realizam pessoalmente seus membros, em suas ocupações familiares, profissionais e sociais.

O boletim se edita em três idiomas (castelhano, inglês e italiano). Para inscrever-se procurar informações em: www.romana.org.