A semanas da ordenação de 31 diáconos

Falta menos de um mês para a ordenação presbiteral de 31 fiéis do Opus Dei. O celebrante principal será o Cardeal Giuseppe Bertello, presidente do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano.

Opus Dei
Opus Dei - A semanas da ordenação de 31 diáconos Três dos diáconos que serão ordenados sacerdotes no dia 29 de abril

A cerimônia de ordenação presbiteral será no dia 29 de abril em Roma e o celebrante será o Cardeal Giuseppe Bertello, presidente do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano.

SER MINISTRO DE CRISTO É UMA MUDANÇA PROFUNDA NA VIDA, UMA GRAÇA QUE NOS SUPERA, UM DOM IMERECIDO

Desde a ordenação diaconal em outubro de 2016, os diáconos executaram as tarefas próprias do seu ministério e aprofundaram no seu estudo e preparação para a ordenação sacerdotal. Francisco Chapa, um dos candidatos, refere que “como é lógico, estamos contando os dias que faltam. Ser ministro de Cristo é uma mudança profunda na vida, uma graça que nos supera, um dom imerecido, mas que se recebe para o pôr ao serviço dos outros”.

Luigi Vassallo explica: “Estamos nos preparando para o grande dom e o enorme trabalho que nos espera e confiamos em que Deus nos apoiará nesta tarefa. Vivemos estes dias num clima de oração e acompanhados pelas orações de muitas pessoas. Desejamos levar a alegria e a misericórdia a todos os lugares, como o Papa Francisco quer”.

"Quem se pode considerar preparado?"

“Foram meses de preparação – explica Javier Bordonaba – embora quem se pode considerar preparado para uma coisa destas? Recebemos orientação de sacerdotes com mais experiência para celebrar os sacramentos, para aproximar todos de Cristo, para ouvir, para ajudar quem procurar em nós um pouco de esperança”.

Diogo Brito e Álvaro Ruiz Antón, diáconos que serão ordenados sacerdotes.

Os agora diáconos receberam a ordenação diaconal das mãos de D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei falecido no passado dia 12 de dezembro. “Os seus deveres específicos – disse nessa ocasião – serão uma dedicação generosa e feliz a todos”.

Álvaro Mira refere que do Céu “Dom Javier Echevarría assistirá com alegria à nossa ordenação. Ele conferiu-nos o diaconato e creio que todos estamos pedindo que nos ajude a ser bons sacerdotes. Recordo o abraço que me deu naquela cerimônia. Dá-me muita confiança pensar que está pedindo a Deus que sejamos bons instrumentos seus”.

Assistirão à cerimônia, que se celebrará na Basílica de Santo Eugênio (Roma) no próximo dia 29 de abril, numerosos amigos e familiares. “Eles já o sabem – salienta o português Diogo Brito, um dos 31 diáconos – mas o que mais nos ajuda nestas semanas de preparação são as orações de todos, especialmente dos nossos amigos e familiares”.

“Que rezem – prossegue Álvaro Ruiz Antón – para que estejamos tranquilos, serenos; que cada um de nós seja fiel e não se esqueça de ‘ser tapete para que os outros pisem macio’, como gostava de dizer São Josemaria; que aprendamos a ser esses sacerdotes que o Papa Francisco quer, pastores que não põem barreiras, mas que estão com o povo de Deus”.

A cerimônia de ordenação será transmitida em vídeo a partir deste site.