A religião inventa-a Deus

Um jovem estudante manifesta que há pessoas que "fabricam" a sua própria religião. Como ajudá-los a descobrir a Verdade? Anhembi (Brasil). 1 de junho de 1974

Brasil, 1-06-1974. Um jovem estudante manifesta que há pessoas que "fabricam" a sua própria religião. Como ajudá-los a descobrir a Verdade?

És estudante de Direito; pois, caro colega: tinhas todo o meu carinho, tens também a minha simpatía, a mais afetuosa simpatia. A religião é ligar, ligar o homem a Deus, a intimidade do homem com Deus.

E, como é a religião? A religião é formada por uma série de preceitos, de coisas de fé dogmáticas, de outras de conduta moral, e que foram reveladas por Deus ao homem, primeiro através dos profetas, depois através de Cristo Nosso Senhor, para isso veio à terra.

E a Igreja, nossa Mãe, tem essa revelação em depósito; e é inalterável: de tal maneira que agora é como há vinte séculos, e dentro de vinte séculos será como foi há vinte séculos e como é agora.

Os teus amigos não podem escolher a religião que lhes apetecer, porque é Deus quem escolhe. E Deus indicou-nos, porque tem esse direito, qual é o caminho que nos conduz a Ele.

E a nossa Mãe a Igreja Católica que tem em depósito..., repara, digo em depósito... Se tu me desses a mim..., não mos dês, que eu não saberia que fazer, nunca tenho um cêntimo, por isso não me dês nada. Se tu me desses uns milhões em depósito, e viesse uma pessoa e me pedisse uma moeda, pequena, teria que dizer-lhe: sinto muito, não ta posso dar porque o dinheiro não é meu; este depósito que não é meu guardo-o para o devolver ao seu dono.

Pois do mesmo modo a Igreja. Não toca em nada! Em nenhuma coisa essencial! De forma nenhuma! Os sacramentos são os mesmos! Os mandamentos são os mesmos! O sacrifício do altar é o mesmo!