A canonização será uma festa e um dom

Depois da recente canonização do Padre Pio, Roma prepara-se novamente para abrir seus braços aos peregrinos que, procedentes de muitos lugares do mundo, chegarão à cidade eterna no dia 6 de outubro de 2002. Nos últimos dias de junho, a rede de televisão italiana Telepace exibiu duas vezes a reportagem “Uma festa e um dom. Rumo à canonização de Josemaría Escrivá”.

Aproveitando o aniversário do trânsito ao Céu do fundador do opus Dei, a rede Telepace quis apresentar alguns aspectos sobre a sua figura e os seus ensinamentos que — como mostra a reportagem — chegaram até o distrito de Kiambú, no Quênia.

A 30 quilômetros de Nairóbi, nos anos 80, foi inaugurado Kimlea, um centro formativo inspirado nos ensinamentos do Bem-aventurado Josemaria, onde se trabalha para recuperar a dignidade das mulheres dessa região do Quênia. Entre outras coisas, são oferecidas aulas de nutrição, de saúde, de alfabetização e de cuidados do lar, além de alguns cursos de capacitação para trabalhos que possibilitem sustentar economicamente a família. Esse é o caso de Margaret Nanyama, uma das protagonistas da reportagem “Uma festa e um dom”. Ela só conhece o Bem-aventurado Josemaria através de fotos, mas tem grande carinho por ele. “Gostaria muito de ir à canonização e de rezar onde ele viveu”, afirmou.

Margaret está acostumada a trabalhar no campo 12 horas por dia, das 6 da manhã às 6 da tarde. Ela colhe cerca de 70 quilos de café por dia, pelos quais recebe um pagamento de um pouco menos de dois dólares. No seu povoado, situado numa das regiões mais pobres do país, é costume que só os meninos vão à escola. “Quando conheci Kimlea — lembra Margaret — inscrevi-me para aprender a ler, escrever e cozinhar. Estou aprendendo há muito tempo. Cozinho “madazi” para vender às minhas colegas, e com isso recebo um pouco mais de dinheiro para ter uma vida menos apertada com a minha família”.

Com as pessoas mais necessitadas

Na África há muitas pessoas que precisam de ajuda. Por isso, o Comitê organizador da canonização de Josemaria Escrivá quis unir a celebração do dia 6 de outubro a um novo projeto de solidariedade. Um dos membros do Comitê, Carlos De Marchi, explica que “cada um vive a canonização como um momento de alegria, como um presente que recebeu. Quando recebemos um presente, a reação espontânea é agradecer. Queremos compartilhar esse presente com as pessoas mais necessitadas, e por isso sugerimos aos peregrinos que virão à canonização que deem um donativo de 5 euros para o Projeto Harambee 2002”. Com o dinheiro arrecadado serão financiados projetos educativos na África.