A 49ª edição do Univ chega ao fim

Resumo completo da última edição do Univ, com fotos, entrevistas com as jovens brasileiras que participaram no Univ e no Incontro Romano.

3.000 estudantes se reuniram em Roma, do 21 ao 27 de março, para aprofundar no sentido da Semana Santa e refletir sobre o impacto da família nas suas vidas.

Fotos do Univ 2016

Como todos os anos durante a Semana Santa, estudantes do mundo inteiro se reúnem em Roma para o UNIV 2016, um encontro internacional de universitários que desejam refletir, junto ao sucessor de Pedro, sobre o sentido da Semana Santa e a Páscoa.

Os temas desta 49ª edição do Univ são "The Family Impact" e "Home Made Hapiness".

Colaborando com o Papa Francisco

Os jovens que participam do Univ abordam temas sociais, políticos, econômicos e culturais de atualidade em busca de soluções que respeitem a dignidade humana e os direitos fundamentais da pessoa.

Na quarta-feira, 23 de março, os jovens participaram da Audiência Geral com o Santo Padre. Durante a audiência os jovens entregaram ao Papa Francisco o resultado de uma coleta feita pelos participantes para as iniciativas sociais que o Papa desejar, como agradecimento pelo Ano da Misericórdia.

Os jovens do Univ participaram da audiência geral com o Santo Padre e lhe entregaram uma coleta - como agradecimento pelo Ano da Misericórdia - para que a destine às iniciativas sociais que deseje.

A família, o ambiente capaz de responder às exigências da pessoa

Referindo-se ao tema proposto este ano para a reflexão dos jovens, o Presidente do Univ, Martijn Pouw, holandês, explica: "Numa época, como a presente, de crise econômica, cultural, e principalmente de solidão, é cada vez mais necessário o testemunho da família. Esta, é o fundamento do bem comum; na família os interesses pessoais são superados pelo bem dos outros, e este é precisamente o objetivo desta edição 2016 do Univ: aprofundar sobre os valores familiares como potências que podem contribuir para que a sociedade se torne um ambiente mais humano e capaz de responder às exigências profundas da pessoa".

Veja o testemunho das jovens brasileiras que participaram do UNIV 2016:

Conferências e encontros sobre o tema "O impacto da família na sociedade”

O Univ prevê manifestações culturais em vários lugares de Roma: conferências, palestras, mostras, mesas redondas. Entre os convidados se encontram: Loreto Spá, arquiteta e professora na Universidad de Granada, Alan Holdren, diretor de Aciprensa/EWTN em Roma, Jack Valero, coordenador e cofundador da Catholic Voices, Mario Marazziti, membro da Câmara dos Deputados italiana, o francês Tugdual Derville, Diretor geral da Associação Alliance VITA e porta-voz de La Manif pour tous e Benigno Blanco, presidente do Foro Espanhol da Família.

Outra das atividades é o Incontro Romano, com o tema "Home Made Hapiness" e o Projeto Inovadores Sociais, um espaço dedicado à apresentação de projetos de voluntariado e solidariedade dos quais são protagonistas os estudantes universitários.

O Brasil também esteve presente no Incontro Romano deste ano:

São Josemaria e o Univ

Os encontros Univ nasceram em 1968 sob a inspiração e impulso de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. Nestes 49 anos mais de 100.00 estudantes universitários participaram do Congresso. Todos os anos os participantes são recebidos pelo Papa, sendo este particularmente significativo, graças ao Ano Jubilar da Misericórdia.

O texto dos encontros e a lista de temas das 48 edições precedentes do Univ, junto com outras informações sobre o Congresso, se encontram nos sites: www.univcongress.info e www.univforum.org.

A Prelazia do Opus Dei organiza atividades de formação cristã que acompanham o programa do Congresso. O encontro é uma oportunidade para conhecer a cidade de Roma seguindo as pegadas da história da Igreja desde os primeiros séculos.