35 novos sacerdotes

35 sacerdotes de 15 países: são os novos presbíteros a quem, em Roma, o Prelado do Opus Dei conferiu a ordem sacerdotal no dia 14 de maio.

Foto: E. Lamorgese.

D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, ordenou, no dia 14 de maio, 35 novos sacerdotes. A cerimônia teve lugar na Basílica de Santo Eugênio, em Roma. Os presbíteros procedem de Itália, Espanha, Holanda, Singapura, Argentina, Colômbia, Nigéria, Estados Unidos da América, França, Áustria, Brasil, México, El Salvador, Polônia e Uganda.

"Que a vossa existência se funda com a de Jesus eucarístico", disse o Prelado aos novos sacerdotes, durante a homilia. A partir de hoje "a celebração quotidiana da Eucaristia deve ser especialmente para vós o momento central de cada dia; o centro e a raiz da nossa vida, de cada dia do nosso caminhar terreno".

Foto: E. Lamorgese.

D. Javier Echevarría convidou os 35 presbíteros a viver para o serviço das almas, "uma por uma". "Exercitai o ministério com esta característica tão própria do bom pastor, que se desvive por todos, sem distinções, estreitamente unidos ao Romano Pontífice e aos Pastores das Dioceses nas quais desenvolvereis o ministério (...) O vosso coração, unido ao Coração de Jesus, impulsionar-vos-á a chegar mais longe, a estar disponíveis para todos; mais ainda, indo procurá-los".

O Bispo celebrante felicitou "de todo o coração os pais, irmãos e parentes dos novos sacerdotes". Ao mesmo tempo – disse - "todos temos que rezar por eles agora mais do que antes, pois é grande a responsabilidade que assumiram: "não os deixeis sós". Dirigindo-se aos milhares de amigos presentes na basílica, D. Javier sugeriu: "Recomendemos a Nossa Senhora, Mãe de Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, a fidelidade e a santidade destes seus filhos".Na ladainha dos santos a assembleia invocou também a proteção do Beato João Paulo II.

Um dos novos sacerdotes é Damien Peter Lim Guan Heng, de Singapura, que antes de começar os estudos eclesiásticos em Roma, trabalhou em vários escritórios bancários do seu país e de Taiwan. Nascido numa família budista, conheceu o catolicismo graças à conversão do seu irmão.

Outro dos novos presbíteros é o brasileiro Fabiano Dourado Guedes, de 32 anos, nascido na capital paulista. Com graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo, trabalhou durante alguns anos em Campinas.

Ivan Kanyike Mukalazi, nascido há 29 anos em Kampala, é o primeiro fiel do Opus Dei do Uganda que recebe o sacerdócio. O trabalho da Prelazia neste país iniciou-se de modo estável em 1996.

Alejandro Macía, da Colômbia, tinha trabalhado em desenvolvimento de software, primeiro na Microsoft e, mais tarde, na Oracle, até decidir ir para Roma para realizar estudos eclesiásticos na Universidade Pontifícia da Santa Cruz.

O mais velho dos 35 novos sacerdotes é Paolo Calzona, nascido em Catanzaro (Itália) em 1949. O mais jovem é Lucas Buch, nascido em Barcelona (Espanha) em 1984.

Os outros ordenandos são:

Alberto Barbés (Espanha);

Alejandro Macía Nieto (Colômbia);

Alfonso Romero Corral (Espanha);

Anthony Kenechukwu Odoh (Nigéria);

Benito Agustín Calahorra (Espanha);

Christian Mendoza Ovando (México);

Damien Peter Lim Guan Heng (Singapura);

Enrique Alonso de Velasco (Holanda);

Federico Guillermo Ruiz López (El Salvador);

Ferran Canet (Espanha);

Francisco Contreras Chicote (Espanha);

Francisco Javier Insa (Espanha);

Francisco Martín Vivas (Espanha);

Gonzalo Otero (Espanha);

Isidro Miguel Fontenla (Espanha);

John Richard Grieco (Estados Unidos da América);

José Manuel de Lasala (Espanha);

José Manuel Giménez Amaya (Espanha);

Joseph Thomas (Estados Unidos da América)

Josepmaria Quintana (Espanha);

Juan López Agúndez (Espanha);

Juan Manuel Carranza (Argentina);

Juan Pablo Lira (México);

Manuel José Martínez (Espanha);

Michal‚ Twarkowski (Polónia);

Pablo Mones Cazón (Argentina);

Piero Vavassori (Itália);

Robert Weber (Áustria);

Thierry Sol (França);

Vicente de Castro y Manglano (Espanha);

Vicente Guzmán (Espanha);