10 ideias para aproveitar o verão em família

Horários difíceis de compatibilizar, longas distâncias, excesso de trabalho… Stop! O verão oferece às famílias a oportunidade de fazer planos juntos e aproveitar para se conhecerem e conviver mais, mas o que fazer com tanto tempo livre?

Notícias
Opus Dei - 10 ideias para aproveitar o verão em família

Gloria Gratacós, diretora da Área de Educação do Centro Universitário Villanueva, perita em educação e mãe de vários filhos, sugere 10 formas de aproveitar melhor o verão em família.

1. Flexibilidade dentro de uma ordem: Embora estejamos de férias, é importante não perder completamente os bons hábitos adquiridos durante o inverno. Para isso, estabelecer um horário, mas com flexibilidade e margem; estamos numa nova situação, noutro contexto.

2. Fazer atividades em família: Embora cada um tenha os seus gostos e os seus planos, é importante encontrar tempo para fazer coisas juntos: cozinhar, passear, andar de bicicleta, fazer excursões, visitar a nossa cidade…

3. Gratidão: o ambiente relaxado do verão é perfeito para impulsionar o agradecimento, que às vezes, com as pressas, fica um pouco no esquecimento. Saber agradecer aos outros pelos detalhes, pelos planos ou por se terem divertido juntos.

4. Curtir as pequenas coisas: O plano perfeito não precisa ser caro ou extravagante. É preciso ensinar, desde que os filhos são pequenos, a curtir as coisas pequenas como, por exemplo, ver um pôr-do-sol, tomar um sorvete, etc.

5. Abrir-se aos outros: Estarmos todo o dia nós com nós mesmos pode ser pouco enriquecedor. O verão é a época perfeita para nos abrirmos aos outros; tomar a iniciativa de convidar os amigos para nossa casa e ensinar os filhos a fazerem o mesmo.

6. Atividades culturais: Educar o gosto dos mais novos não tem por que ser chato se se escolhe e se prepara bem; estudar as possibilidades culturais da zona e visitar alguns museus, monumentos ou exposições.

7. Tempo para ler: A leitura é uma viagem grátis que alimenta os neurônios de grandes e pequenos: livros de aventuras, biografias, contos… Procurar uma biblioteca nas proximidades e escolher!

8. Visitar familiares e pessoas necessitadas: Durante o ano, quer por falta de tempo quer pelas distâncias, às vezes é difícil visitar a família: avós, primos, tios… Além disso, também se podem fazer visitas a pessoas doentes ou mais necessitadas.

9. Idiomas: Deixar de lado os formatos acadêmicos e acostumar toda a família a ver séries ou filmes na versão original, para ver quem entende primeiro!

10. Dar graças a Deus por se divertirem e estarem juntos.