10 frases do Papa para os jovens na América do Sul

Recolhemos as 10 melhores frases que o Papa Francisco disse aos jovens em sua última viagem pelo Paraguai, Bolívia e Equador.

Durante sua viagem ao Paraguai, o Papa Francisco se dirigiu com especial entusiasmo aos jovens que viajaram de todas as partes da América Latina para o receber, acompanhar e escutar. Compartilhamos algumas das muitas frases que o Papa Francisco disse nesta visita.

1. "A juventude é um tempo de grandes ideais. Muitas vezes tenho a vontade de dizer que me dá tristeza ver um jovem aposentado. Como é importante que vós, jovens - e há realmente muitos jovens aqui no Paraguai! -, comeceis a intuir que a verdadeira felicidade passa através da luta por um país mais fraterno!" Discurso no estádio León Condou, Paraguai, no dia 11 de julho.2. "Felizes os que sabem colocar-se no lugar de outro, os que têm a capacidade de abraçar, de perdoar. Todos experimentamos isto alguma vez. Todos, em determinados momentos, nos sentimos perdoados: como é bom! É como reaver a vida, ter uma nova oportunidade". Discurso preparado para o encontro com os jovens na Costanera de Asunción, no dia 12 de julho.

3. "E é bom que vós, jovens, vejais que felicidade e prazer não são sinônimos; Uma coisa é a felicidade e o júbilo… e outra coisa é um prazer passageiro. A felicidade constrói, ela é sólida, edifica. A felicidade exige empenho e entrega. Vós sois demasiado valiosos para atravessar a vida como que anestesiados!" Discurso no estádio León Condou, Paraguai, no dia 11 de julho.

4. "É disso que os jovens precisam hoje: jovens com esperança e jovens com fortaleza. Não queremos jovens «fracotes», jovens estão por ai e nada mais, nem sim nem não. Não queremos jovens que se cansam rápido e que vivem cansados, com cara de tédio. Queremos jovens fortes. Queremos jovens com esperança e fortaleza. Por quê? Porque conhecem Jesus, porque conhecem Deus. Porque têm um coração livre". Discurso preparado para o encontro com os jovens na Costanera de Asunción, no dia 12 de julho.

5. "A amizade é um dos presentes maiores que uma pessoa, um jovem pode ter e pode oferecer. É verdade! Como é difícil viver sem amigos. Vede se esta não é uma das coisas mais belas que Jesus disse: «Chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai» (Jo 15, 15). Um dos maiores segredos do cristão radica-se no facto de ser amigo, amigo de Jesus". Discurso preparado para o encontro com os jovens na Costanera de Asunción, no dia 12 de julho.

6. "Procurai dialogar, aproveitai para escutar a vida, as vicissitudes, as histórias dos vossos mais velhos, e dos vossos avós pois neles encontrareis sabedoria. Perdei muito tempo a ouvir todo o bem que têm para vos ensinar". Discurso no estádio León Condou, Paraguai, no dia 11 de julho.

7. "Façam bagunça! Mas também ajudem a arrumar e organizar a bagunça que vocês fazem. Duas coisas: façam bagunça e organizem-na bem. Uma bagunça que nos dê um coração livre, uma bagunça que nos dê solidariedade, uma bagunça que nos dê esperança, uma bagunça que nasça de ter conhecido Jesus e de saber que Deus, a quem conheci, é a minha fortaleza". Discurso preparado para o encontro com os jovens na Costanera de Asunción, no dia 12 de julho.

8. "Jesus, peço-vos pelos rapazes e moças que não sabem que sois a sua fortaleza e que têm medo de viver, medo de ser felizes, têm medo de sonhar. Jesus, ensinai-nos a sonhar, a sonhar coisas grandes, coisas belas, coisas que mesmo que pareçam ser do dia-a-dia, são coisas que engrandecem o coração".

9. "Do lado contrário, temos Jesus que nos oferece o seu jogo. Não nos vende fumaça; não nos promete, aparentemente, grandes coisas. Não nos diz que a felicidade está na riqueza, no poder, no orgulho. Antes pelo contrário, mostra-nos que o caminho é outro".

10. "Então, eu te pergunto, a ti, jovem, como trabalhas estes ideais, no dia-a-dia, no concreto? Ainda que te equivoques, te corriges e voltas a andar. Mas, no concreto". Discurso no estádio León Condou, Paraguai, no dia 11 de julho.