8 de outubro de 1967. Pela primeira vez foi celebrada uma Missa ao ar livre no campus da jovem Universidade de Navarra. Após a leitura do Evangelho, Josemaria Escrivá pegou uns papéis com suas mãos vigorosas. Aproximou-se lentamente do microfone e, coisa rara nele, que amava a pregação viva e direta, leu a sua homilia. Queria cingir-se bem ao texto; um texto trabalhado, destilado, quase esculpido.

E aquelas palavras ressoaram firmemente e chegaram ao coração de muitos. Cinquenta anos depois, continuam a inspirar homens e mulheres no mundo inteiro, animando-os a encontrar Deus nas realidades cotidianas.

Áudio

Texto

“Muitas coisas podem mudar, mas todos sempre termos uma vida diária e comum, na qual poderemos encontrar Cristo”.
Mons. Fernando Ocáriz, Prelado do Opus Dei

lugar de encontro

Aí onde estão nossos irmãos os homens, aí onde estão as nossas aspirações, nosso trabalho, nossos amores – aí está o lugar do nosso encontro cotidiano com Cristo. Em meio das coisas mais materiais da terra é que nós devemos santificar-nos, servindo a Deus e a todos os homens.

Deus nos espera

Deus nos espera cada dia: no laboratório, na sala de operações de um hospital, no quartel, na cátedra universitária, na fábrica, na oficina, no campo, no seio do lar e em todo o imenso panorama do trabalho. Não esqueçamos nunca: há algo de santo, de divino, escondido nas situações mais comuns, algo que a cada um de nós compete descobrir.

agora ou nunca

Ou sabemos encontrar o Senhor em nossa vida de todos os dias, ou não O encontraremos nunca. Por isso, posso afirmar que nossa época precisa devolver à matéria e às situações aparentemente mais vulgares seu nobre e original sentido: pondo-as ao serviço do Reino de Deus, espiritualizando-as, fazendo delas meio e ocasião para o nosso encontro contínuo com Jesus Cristo.

coisas pequenas

Esta doutrina da Sagrada Escritura, que se encontra — como sabem — no próprio cerne do espírito do Opus Dei, deve levar-nos a realizar o trabalho com perfeição, a amar a Deus e aos homens pondo amor nas pequenas coisas da jornada habitual, descobrindo esse algo divino que se encerra nos detalhes. Que bem ficam aqui aqueles versos do poeta de Castela!: Devagarzinho e boa letra; que fazer as coisas bem, importa mais que fazê-las.

no coração de cada um

Na linha do horizonte, meus filhos, parecem unir-se o céu e a terra. Mas não: onde de verdade se juntam é no coração, quando se vive santamente a vida diária…

decisões pessoais

Um homem ciente de que o mundo — e não só o templo — é o lugar do seu encontro com Cristo, ama este mundo, procura adquirir um bom preparo intelectual e profissional, vai formando — com plena liberdade — seus próprios critérios sobre os problemas do meio em que se desenvolve; e, por consequência, toma suas próprias decisões, as quais, por serem decisões de um cristão, procedem além disso de uma reflexão pessoal, que tenta humildemente captar a vontade de Deus nesses detalhes pequenos e grandes da vida.

Áudio

Texto